Hipnose Clínica e Espiritual

A Hipnose clínica consiste numa “ferramenta” terapêutica utilizada para promover um estado “ampliado” de consciência, no qual a parte denominada “consciente” se “separa” da parte denominada “inconsciente”.

Ao ser criada esta separação, pretende possibilitar-se um acesso facilitado aos registos mentais (ideias, perceções, emoções) guardados naquela parte inconsciente (onde são armazenadas as experiências de interação social que fazem parte da história de vida de cada um) que modelam todo o nosso ser, definindo a forma como reconhecemos, interpretamos e agimos sobre os estímulos que encontramos nos ambientes em que nos movemos.

A terapia realizada com auxílio da hipnose pretende alterar a perceção cognitiva e emocional que temos sobre determinado evento que nos perturba, levando a uma integração mais saudável das nossas experiências, de maneira a que essas mesmas experiências adquiram outros significados, menos perturbadores, mais adaptativos ao nosso funcionamento, mais promotores do nosso bem-estar.

Estaremos aqui a fazer uso de uma maravilhosa caraterística do nosso cérebro, designadamente, a neuroplasticidade: a capacidade que os neurónios e redes neuronais têm em se reorganizarem face a novos estímulos – vamos usar o nosso pensamento e a nossa imaginação para fazer alterações na nossa própria mente, para alterarmos a forma de encarar as situações que se nos apresentam na vida.

Em termos mais práticos, a hipnose pretende levar a pessoa a focar a sua atenção num determinado objeto, desviando-se de distrações e de julgamentos internos (aquele “guardião” que temos na nossa mente e que nos impede tantas vezes de dizermos aquilo que realmente sentimos ou que gostaríamos de dizer), de maneira a que, feito o resgate emocional, possa incorporar autossugestões benéficas que promovam alteração das suas sensações e perceções, assim proporcionando alívio emocional e bem-estar.

Para facilitar a compreensão, imagine a sua mente como um computador com uma determinada capacidade de memória instalada: à medida que vamos vivendo experiências, desde a infância, o computador vai guardando as sensações a elas associadas, dividindo-as e colocando-as em uma de duas pastas – “experiências negativas” e “experiências positivas”. Com o crescimento, e por influência da família, da sociedade e da cultura, vamos construindo uma barreira, que modela a nossa forma de pensar e cria em nós uma mente crítica, mente crítica esta que separa o consciente do inconsciente (é como se no nosso computador funcionassem apenas algumas teclas pré-definidas que não nos deixam ter acesso a toda a informação).

O que se pretende fazer com a hipnose é, assim, distrair aquela mente crítica para termos acesso facilitado ao inconsciente e, assim, inserir sugestões benéficas que ajudam a transformar experiências guardadas na pasta “experiências negativas” em experiências com significados positivos e adaptativos.

Assim, a hipnoterapia é uma técnica à qual o terapeuta, devidamente certificado para o efeito, recorre para o tratamento de variadas situações, especificamente:  

  • Ansiedade;
  • Fobias;
  • Luto/Separações;
  • Depressão;
  • Deixar de fumar;
  • Perda de peso;
  • Promoção de hábitos de vida saudáveis (alimentação/exercício físico);

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Terapias & Tratamentos

Depressão, Ansiedade, Fobias e Medos, Ataques de Pânico, Anorexia / Bulimia, Luto, Divórcio / Separação, Baixa auto estima e amor próprio, Problemas relacionados com a

Reiki Essencial

O Reiki é uma técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia, pois acredita-se que desta forma é possível alinhar centros

Terapia de Vidas Passadas

Uma importante forma de regressão na hipnose é a de vidas passadas. Nela é possível aceder a memórias de antepassados graças à sua carga genética. A técnica

Hipnose Clínica e Espiritual

A Hipnose clínica consiste numa “ferramenta” terapêutica utilizada para promover um estado “ampliado” de consciência, no qual a parte denominada “consciente” se “separa” da parte

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.